Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine.
Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei.
E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará
O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;
porque, em parte, conhecemos e, em parte, profetizamos.
Quando, porém, vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado.
Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das cousas próprias de menino.
Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face. Agora, conheço em parte; então, conhecerei como também sou conhecido.
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três; porém o maior destes é o amor.
1 Coríntios 13.1-13
Quando leio este texto, penso o tanto que ele é forte. E a maioria das pessoas não conseguem perceber nem a metade da profundidade da mensagem que estão contidas nestas palavras. Principalmente a parte que fala: “tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta”. Para que vc chegue ao ponto de dizer a alguém que o ama, tem que estar dentro destas palavras. Principalmente desta frase. Já imaginou, tudo sofre, tudo crê, tudo esperar e tudo suportar por alguém?! Isso vai além de tudo o que é divulgado ou incentivado no mundo em que vivemos. É uma amor profundo que pode ultrapassar todas as barreiras. Suportar humilhações, brigas… Sofrer por não saber o que pensar, por não saber o que fazer, por ser rejeitado,… Esperar até anos se for preciso para estar com alguém que realmente te ama e te completa. E finalmente, crê que tudo pode ser superado, pois Deus sabe de tudo.
Certa vez, estive num casamento de uma amiga de colégio e o pastor disse algo que eu nunca havia pensado: “O ato de casar não é para que vc se torne feliz e sim para que vc faça o outro feliz. E se o outro tiver o mesmo pensamento, ele tb te fará feliz. E serão os dois felizes por toda a vida.” Agora vc pensa, na maioria das vezes que as pessoas se casam, eles pensam neles mesmo, como eles vao ser felizes, como querem ter filhos, como precisam tomar um rumo na vida … Enfim, não pensam que se fizerem o companheiro feliz, ele tb será feliz. De uma forma plena que nunca havia sentido. E o relacionamento se fortalecerá cada vez mais…
Amar verdadeiramente alguém, é um ato de coragem. Pq além de vc amar vc permite que a pessoa te ame. Compartilhar sua vida com ele. A maioria das pessoas, quando estão de frente para esse tipo de amor, se assusta e quer fugir. Pq o grau de comprometimento é imensamente maior do que qualquer coisa que já tenha vivido. Viver esse tipo de amor é um privilêgio que só é dado a poucos. Então, se vc for agraciado com esse tipo de amor, que é o verdadeiro, aproveite e faça a outra pessoa feliz. Não aceite que dúvidas ou medos possam te derrubar ou te paralizar, pq maior é Deus que vai a sua frente!
No Comments