Editora: Arqueiro
Sinopse: Anna Trent é supervisora numa fábrica de chocolate. Mas isso não quer dizer que ela saiba fazer chocolate. Por isso, quando um acidente muda sua vida e Anna tem a chance de ir trabalhar numa tradicional loja em Paris, ela tem certeza de que vão descobrir que é uma fraude. Afinal, existe uma diferença muito grande entre o chocolate industrial da sua cidade natal, no norte da Inglaterra, e as criações feitas à mão, com ingredientes da melhor procedência, pelo grande chocolatier Thierry Girard. Mas com um pouco de sorte, muita paciência e a ajuda dos novos amigos, o exuberante Sami e o galanteador Frédéric, Anna vai descobrir mais sobre o verdadeiro chocolate – e sobre si mesma – do que jamais sonhou.
O livro começa em seu clímax, quando Anna sofre o acidente na fábrica de chocolates em que trabalha e é levada as pressas para o hospital. Podemos ver que ela passa vários dias desacordada e quando volta a si fica sabendo que além do acidente pegou uma infecção que quase a matou. Mais algo está errado, ninguém quer deixá-la se sentar ou falar com ela sobre o que realmente aconteceu.
Então ela reconhece como sua colega de quarto uma antiga professora de francês, a professora Claire. Quando finalmente ela está consciente, a primeira coisa que Claire diz é “sinto muito pelos seus dedos”. E aí temos uma grande revelação. Dois dedos de Anna foram decepados durante o acidente e não puderam ser reimplantados.
A partir desse momento temos uma longa recuperação de Anna, incluindo voltar a aprender a andar e uma interação maior com Claire que está enfrentando o câncer. Sua professora está visivelmente abatida pelas quimioterapias, perdeu o cabelo e tem sofrido bastante. Mas esses dias em que compartilham juntas o processo de recuperação de Anna elas se aproximam e Claire acaba sugerindo conseguir um emprego para Anna em Paris. Enquanto isso praticam cada vez mais francês no hospital.
A sugestão vai virando cada vez mais um objetivo para Claire, ela quer que Anna conheça a cidade pela qual sempre foi apaixonada, quem sabe isso trará um novo rumo para o lado profissional de Ana. Ana já trabalha com chocolate há 10 anos, mas mexer com chocolate artesanal será a primeira vez. No início ela hesita muito, mas depois ela encara como um desafio.
Neste livro da Jenny, vamos à Paris. E não é apenas a Paris de hoje, mas também visitamos a Paris de 1972 onde Claire viveu um romance arrebatador com um chocolatier chamado Thierry. Então o livro segue dois fluxos de tempos e conta duas histórias ao mesmo tempo. No início achei isso estranho, mas depois tudo fez muito sentido, porque Claire acaba sendo uma coprotagonista do livro e tudo o que se refere a ela é muito importante também.
“Quando somos jovens, achamos que vamos ter muitas oportunidades no amor. Somos descuidados, desperdiçamos a juventude, a liberdade e o amor porque pensamos que teremos essas coisas para sempre. Mas elas não duram. Gastamos tudo para só depois avaliar se fizemos isso com sabedoria.”
Capítulo 11, pág. 123
Conhecemos todas as escolhas de vida de Claire e o início das escolhas de vida de Anna. Ela encontra vários amigos novos em Paris e um possível pretendente amoroso, mas nada é tão simples.
Esse livro me encantou profundamente. É o tipo de livro que chega de mansinho e te faz se apaixonar por cada um dos personagens e você consegue ver o amadurecimento de cada um e entender que tudo na vida se transforma e que temos que nos adaptar e apreciar as mudanças. As escolhas feitas tanto por Claire quanto por Anna mostram o rumo que suas vidas vão tomando, o que acaba fazendo você refletir sobre sua própria vida,
Este se tornou o meu livro favorito da Jenny. Você consegue sentir o amor que ela tem pelas palavras apenas lendo o livro. Tenho ainda uma lista enorme de livros dela para ler, mas este por enquanto está no TOP. Me contem nos comentários o que vocês acharam e se tem vontade de ler ^^
16 Comments
Oi Kelen.
Eu também me encantei por esse livro. Gostei muito de conhecer a história dessas duas mulheres tão diferentes mas que acabam por dar maior charme à história.
Bjus
Oi Lia,
Fico feliz que também tenha curtido ^^
Bjos
Oi, Kelen. Tudo bem? Que bom que gostou. Parece um livro maravilhoso, né? Abraço!
https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/
Oi Luciano,
Sim, é ótimo. Espero que possa curtir também.
Abraço.
Oi
parece ser uma leitura boa, ainda mais que tem Paris e chocolates, eu acho que tenho ele no kindle, mas tenho que dar uma olhada
e que bom que gostou da obra escrita da autora, dela só li um até hoje.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Denise,
Esse é o segundo dele que leio e já quero ler mais, Jenny é incrivel.
Acho que vc vai amar este livro ^^
Bjos
Oi Kelen!
AAA, eu tenho esse livro mas ainda não o li!
Gosto bastante da escrita da Jenny e logo logo vou devorá-lo, ele é ótimo para um final de semana frio que nem esse.
E sim, também tenho uma longa lista de livros dela para ler kkkk, quero todos!!!
beijos
http://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Alessandra,
Me conte depois o que achou, quero muito saber ^^
Bjos
Oi Kelen, tudo bem?
Parece uma história linda. ♥
As duas estão vivendo momentos delicados, mas adorei que encontrem apoio uma na outra, independente de qualquer romance que possa ser trabalhado.
E quem não gostaria de imaginar o combo Paris + chocolate, né?
Ótima dica!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Priih,
Acho que vc vai curtir bastante o livro. Eu amei muito, virou um dos meus favoritos do ano ^^
Bjos
Oi, Kelen! Estou com esse livro aqui para ler. Sou apaixonada no selo de Romances de Hoje da Arqueiro. Quero muito ler logo os livros da Jenny Colgan!
Amei conhecer seu blog, já fui te seguir no instagram! ♥
Os Delírios Literários de Lex
Oi Aléxia,
Acho que vc vai curtir demais ^^ Eu também tenho amado os romances desse selo <3.
Bjos
Oie, tudo bem?
Essa é uma saga que tenho vontade de ler, mas ainda nao tive oportunidade! Adorei a resenha!
Blog Entrelinhas
Oi Felipe,
Espero que leia em breve, o livro é maravilhoso ^^
Abraço.
Aww eu adoro a Jenny Colgan! Este livro está na minha listinha pra ler há um tempo. E pela sua resenha, fiquei animada pra ler. Quando alguém indica, o livro parece que é mais interessante rs
Oi Claudia,
kkkkkkkk concordo com vc! Sempre que alguém indica um livro da minha lista já quero passar ele na frente dos outros.
Espero que curta tanto quanto eu ^^
Bjos