Editora: Harper Collins
Sinopse: Um inofensivo convite para almoçar na Mansão Hollow logo se transforma em mais um caso a ser desvendado por Hercule Poirot. A cena do crime parece um tanto artificial: o corpo de um homem agonizando na beira da piscina, sua mulher logo ao lado segurando um revólver, e ainda três testemunhas. Seria na verdade uma encenação, uma brincadeira de mau gosto para provocar o detetive? Infelizmente, para a vítima, não. Indo contra todas as evidências, Poirot não demora a descobrir que a arma que aquela mulher tinha nas mãos não era a mesma que matou seu marido. O que aconteceu, então?
Conhecemos os personagens primeiro, Poirot vai demorar um pouco para aparecer neste livro. Lady Lucy está preparando uma recepção para o fim de semana e convidou várias pessoas aleatoriamente e um casal “se convidou” para a reunião de fim de semana que é o Dr. John e sua esposa. Na verdade, sua esposa Gerda não gosta dessas reuniões, ela só vai porque seu esposo gosta muito.
No primeiro capítulo Lady Lucy conversa com a prima Midge e admite que pode ter causado um constrangimento com os convidados já que vários deles nem se cruzariam se não fosse por aquele fim de semana. Que eram convidados que não combinavam e que se fosse uma receita de pudim ele desandaria. Não porque as pessoas brigariam ou algo assim, mas simplesmente porque eles não possuem conexões ou familiaridade.
E aos poucos os convidados vão chegando, uma delas é a artista Henrietta que também é prima de Lady Lucy, e que já é famosa por suas obras de argila. Ela também é amante do Dr. John, mas sua esposa Gerda não sabe disso. Apesar de vários outros convidados já perceberem que há algo entre eles.
Temos também uma figura do passado de Dr. John que aparece em uma noite de jantar do grupo para pedir fósforos. Verônica logo se aproxima de John na frente de todos e pede que ele a acompanhe de volta já que não se veem faz muito tempo. Fica um clima estranho entre os convidados. Verônica é uma famosa atriz que está alugando uma casa próxima à residência de Lady Lucy, mas também é a ex-noiva de John. Essa cortesia demora mais que tudo para Gerda, já que seu marido só retorna as três horas da madrugada decidido a nunca mais se encontrar com Verônica já que é Henrietta quem ele ama.
Gerda é a esposa abnegada com quem ele casou depois que terminou o relacionamento doentio que tinha com Verônica. Gerda tem dois filhos com ele e praticamente vive para fazê-lo feliz. É como se ele tivesse uma força que fizesse com que as mulheres orbitassem a sua volta e fizessem apenas a sua vontade, e isso se aplica também a Henrietta.
Então chega o momento do almoço e quando Poirot chega ouve-se um barulho de tiro, enquanto ele se aproxima da área da piscina da propriedade ele vê uma cena montada de um assassinato com três testemunhas e a suposta assassina segurando um revolve. Demora um pouco para ele entender que realmente a vítima está morrendo na beirada da piscina e que é real. Poirot ajuda Henry, marido de Lady Lucy, com os tramites e a chamar a polícia. A partir daí começam várias especulações das pessoas que estavam nessa casa de quem seria realmente culpado e dos motivos. Até que fica claro que a arma que Gerda segurava não disparou, então qual foi a arma e quem matou John?
A polícia conta com os conselhos de Poirot, mas não espere mais do que isso da parte dele já que não se envolve diretamente com a investigação. Não há interrogatórios também, mas você acompanha muito mais os convidados desse fim de semana e o desenvolvimento de suas vidas do que propriamente a investigação.
Este é mais um livro de Ágatha com uma narrativa totalmente diferente. O final, como sempre, foi surpreendente, mas plausível. Fiquei um pouco decepcionada durante a leitura por acompanhar a outra parte, a das testemunhas ao invés de acompanhar a investigação em si, mas com certeza foi um ponto diferencial do livro. Me contem nos comentários se já leram ou se possuem vontade de ler ^^
14 Comments
Ah a Agatha, tenho muita vontade de deixar um cantinho na minha estante totalmente dedicado a ela.
Amei a resenha, beijinhos
http://www.lendocomrenata.com
Oi Renata,
Fico feliz que também curta. Estou sempre fazendo resenhas dos livros dela, por aqui ou pelo canal no Youtube.
Espero que curta ^^
Bjos
faço minhas as palavras da Renata!
Bjxxx
Ontem é só Memória | Facebook | Instagram | Youtube
Que bom que também gostou Teresa ^^
Oi Kelen, tudo bem?
Como só li um livro da Agatha, e não era do Poirot, eu não tenho ainda nenhum “costume”/parâmetro em relação ao estilo de investigação, então talvez não me decepcionasse lendo esse. Mas super entendo o seu ponto, especialmente se você gosta de acompanhar mais a perspectiva do detetive. Mas fico feliz que o livro não tenha decepcionado e que o final tenha sido coerente. 😀
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Priih,
Sim, o final foi impressionante, me fez de boba rsrsrs.
Bjos
ótima indicação, gosto bastante dos livros da Agatha
http://www.tofucolorido.com.br
https://www.instagram.com/liviaalli/
Concordo, eles são ótimos ^^
Oi
eu preciso tentar dar outra chance para os livros da autora, que bom que a narrativa desse é diferente e mesmo tendo se decepcionado um pouco pelo menos
curtiu a leitura.
https://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Denise,
Não foi como imaginava que iria ser, mas ela sempre surpreende ^^
Bjos
Oi, Kelen!
Tenho muita vontade de ler o máximo possível dos livros da Agatha. Até hoje li apenas um: Um Corpo na Biblioteca. Achei bem bacana a premissa dessa história e é incrível como ela sempre consegue fazer um desfecho plausível, mas que ainda assim deixa a gente surpreso, né?
https://www.osdeliriosliterariosdelex.com.br/
Oi Aléxia,
Sim, isso que me deixa mais de cara. Ela é impressionante. Este que vc citou eu já li, é muito bom mesmo ^^ Estou fazendo um projeto para ler todos os livros dela, são mais de 80 entãooo kkkkk Vou levar um tempinho pra concluir rsrsrs.
Bjos
Oi Kelen!
Acho que li uns três livos da Agatha e gostei, mas acabei achando um pouco mais do mesmo… Legal saber que a narrativa desse é diferente, quem sabe não me supreendo?
Bjs!
Oi Ana,
Ela tem mais de 80 livros, então isso pode acabar acontecendo em algum momento… Mas até agora só li histórias bem diferentes, quem sabe você acabe dando mais uma chance ^^
Bjos