Editora: Bertrand Brasil
Sinopse: Julia é auxiliar de enfermagem e acha que Eduardo é o amor da sua vida. Ela planeja constituir uma família, ter filhos… Mas, ao poucos, Eduardo vai fazendo com que o relacionamento, antes já abusivo, vire um pesadelo. A vida de Daniel está desmoronando diante de seus olhos. Ele é escritor e precisa encontrar forças para enfrentar as recentes perdas. Em luto, Daniel se isola do mundo e se entrega à depressão. Em meio às dores e aos problemas de cada um, a pandemia do novo coronavírus chega para complicar ainda mais a situação deles. Apesar de levarem vidas completamente diferentes, quis o destino que Julia e Daniel acabassem morando porta a porta. E atrás de cada porta tem tristezas, traumas, mágoas e saudades, mas há também uma imensa vontade de amar de novo.
O livro começa com três grandes tragédias que vão acontecendo sucessivamente com alguns personagens. Julia e Daniel são o foco do livro e as tragédias acontecem com eles ou os atinge de alguma forma.
Julia se desentende com seu namorado e ele a espanca violentamente. Eduardo é o reflexo de muitos homens abusivos que vai fazendo várias intimidações aos poucos e depois explode. Depois do espancamento e de ser socorrida por seus familiares, ela descobre no hospital que perdeu o bebê que tanto queria e que poderia ser muito difícil engravidar novamente.
Daniel possui uma rotina muito difícil. Ele escreve seus livros ou roteiros de novela enquanto está no hospital com sua filha Giulia que está com câncer terminal. A mãe dela é uma médica que trabalha no mesmo hospital no qual sua filha está recebendo o tratamento, por isso é mais fácil visitá-la entre os plantões. Apesar de Rebeca entender e aceitar tudo o que acontece com sua filha Daniel não consegue lidar bem com esse sentimento de possível perda. Assim que sua filha falece, logo após o funeral, ele já se tranca em seu apartamento, lugar em que ficaria trancado por muitos e muitos meses.
Rebeca já estava de saída do seu plantão, mas Julia entra como paciente de violência doméstica e ela é uma das médicas que a ajuda. Ela acredita que é um sinal pela paciente se chamar Julia e ter um nome parecido com sua filha e oferece não só um suporte como médica, mas também ajuda e dá suporte para ela poder se esconder de Eduardo, além de tratamento psicológico.
Mas as coisas não saem como o previsto, e mais uma tragédia acontece no hospital onde a vida de Rebeca é ceifada e Julia tem que passar por uma cirurgia neural que trás sequelas de dores de cabeça quando ela fica estressada.
Contando assim parece que o livro é extremamente dramático e trágico, mas não é bem esse o objetivo da escritora, são apenas os primeiros capítulos que relatam tudo isso. A construção da história é sobre e a recuperação de Julia e de Daniel. Infelizmente esses acontecimentos ocorrem no início da pandemia e logo todos ficam em lockdown.
Para Daniel a pandemia é algo distante, ele sabe que existe, mas não vê muitas informações sobre aquilo. Seu trabalho permite ficar distante de todas as pessoas e viver seu luto. O fato de Rebeca ter morrido de um ato violento também não ajudou a superar o luto da filha e piorou seu estado de ânimo. Apesar de eles já terem planos de entrar com divórcio, eles só mantinham a aparência pela filha doente, não havia mais amor, porém, havia respeito.
Julia tem um histórico de violência familiar muito grande. Ela viu sua própria mãe ser morta na sua frente e isso a deixou traumatizada. O fato de não ter reconhecido os sinais em Eduardo a deixa muito desapontada consigo mesma, criando mais bloqueios e problemas emocionais para resolver.
Temos a sobrinha de Daniel, a adolescente Naomi, ela é a minha personagem favorita do livro. Ela é cheia de vida e aos poucos vai ajudando seu tio Daniel e também a Julia a superar os seus traumas ao mesmo tempo que também vai recebendo a ajuda deles. Naomi é muito inteligente, mas tem problemas de relacionamento com sua mãe, além de guardar alguns segredos que só vamos descobrir mais para o final do livro. Ela é a chave para todo o desenvolvimento do livro.
Sei que a escritora dedicou este livro para uma tia que pelo que entendi perdeu muitos parentes durante a pandemia e ainda continuou seguindo firme em sua vida. Esse reflexo da história da tia dela vemos na vida de Julia o que trás muita dor para a personagem.
O livro todo é muito emocionante, fiquei muito feliz de ter dado uma oportunidade para a literatura nacional mais uma vez e mais uma vez ter me encantado com este incrível livro. Super indico a leitura, é emocionante, dramática e cheia de significados. Me contem nos comentários se já leram ou se possuem a vontade de ler ^^
10 Comments
Oi Kelen, tudo bem?
Menina, fiquei assustada com a quantidade de tragédias do início hahaha!
Ainda bem que você avisa que são só os primeiros capítulos e que depois o foco é outro.
Pela sinopse, até indica que vai focar no casal Julia e Daniel né? Então parece ter um viés otimista e de recuperação e esperança também.
Obrigada pela indicação, gostei da premissa do livro!
Beijos,
Priih
Infinitas Vidas
Oi Priih,
Sim! As tragédias fazem o caminho possível para o encontro de Julia e Daniel. O livro foca muito nisso mesmo, recuperação e esperança. Espero que gostei, depois me conte o que achou ^^
Bjos
Oi, Kelen!
Adorei a dica de leitura! Tem muitos anos que não leio nada da Bianca Briones, já li livro dela que amei e favoritei, e outros que odiei hahaha Se eu tiver a oportunidade, darei uma chance para esse, parece ser uma história bem gostosa!
https://www.osdeliriosliterariosdelex.com.br/
Oi Aléxia,
Espero que desse você goste kkkk
A proposta dele é muito boa =D
Bjos
Os primeiros capítulos parecem ser mais pesados, mas depois alivia… interessante essa narrativa, fiquei curiosa para ler o livro.
Oi Monique,
Se der dê uma chance, pode te surpreender ^^
Bjos
Oi Kelen, tudo bom?
Eu fui leitora beta desse livro com orgulhoooooooo!
A Briones é maravilhosa para fazer histórias sensíveis e emocionantes, né? Eu amei demais!!!!!!!!
beeeeijos
https://estante-da-ale.blogspot.com/
Oi Alessandra,
Muito legal saber disso! =D
Sim, ela é maravilhosa, gostei demais ^^
Bjos
Oi
que bom que gostou e se emocionou com a história, esse está na minha lista e já li algumas coisas da autora e gosto da escrita dela.
http://momentocrivelli.blogspot.com/
Oi Denise,
Espero que goste, me surpreendeu ^^
Bjos