Livros

Voo e Sinos e Misteriosos Destinos – Emma Trevayne

09/11/2022

Editora: Seguinte

Sinopse: Jack Foster, um garoto de dez anos que, como qualquer um da sua idade, sonhava viver grandes aventuras. Ele morava em Londres mas estudava em um colégio interno, voltando para casa apenas nas férias, quando ficava completamente entediado. Mas, um certo dia, Jack atravessa uma porta mágica e, do outro lado, encontra uma cidade ao mesmo tempo muito parecida e muito diferente daquela que conhecia. Em Londinium, apesar de reconhecer as ruas e prédios, ele encontra um cenário steampunk, com engrenagens e fuligem por todos os lados. Por ali era raro encontrar alguém que não tivesse nenhuma parte do corpo feita de metal. E era justamente isso que a Senhora – uma mulher rígida e temperamental que governava a cidade desde sempre – buscava: um filho de carne e osso. Jack logo descobre que aquele lugar era extremamente perigoso, e que voltar para casa não seria tão fácil quanto tinha sido chegar até ali.

Jack, de início, parece uma criança impaciente e que não gosta tanto de passar um tempo com a mãe. Na verdade, a mãe sempre se mantém o máximo ocupada para não estar com o filho, algo que Jack percebe a muitos anos. Sempre que há coisas para fazer, ela delega a uma empregada, e em vários momentos chama o filho de criança estranha.

Quando Jack volta para casa, a fim de passar o período de férias com a família, ele só deseja voltar para o internato, pois não sente o amor de sua mãe e nem talvez uma preocupação normal que qualquer mãe teria. Seu pai é um empresário muito bem-sucedido que apenas amplia o patrimônio da família. Ele chega até dizer para mãe que eles já são ricos o suficiente e que o pai não precisava trabalhar tanto. Mas ela diz que ele faz para manter a tradição de família e quando Jack crescer será a vez dele.

Então surge a figura do Sr. Lorcan, ele se apresenta como um instrutor de espiritualidade e se infiltra na casa de Jack. A criança o acha curioso e logo quer aprender a magia que ele realiza, mas sua mãe não tem a menor intenção em deixar seu filho com Lorcan, mesmo quando ele sugere levar seu único filho embora. Como sua sugestão é rejeitada, logo ele tenta encontrar outro caminho para raptar o jovem Jack para sua Senhora, a rainha de Londinium.

A rainha sempre quer filhos de carne e osso para poder brincar e comer bolo. Lorcan é a pessoa que acaba levando esses “filhos” sempre que solicitado. Jack foi escolhido como o novo filho da rainha e tudo foi organizado para que Lorcan rapte Jack para o mundo de Londinium.

Mas algo dá errado, e Jack acaba atravessando sozinho um portal no relógio de Londres e vai parar em Londinium. A princípio ele faz várias amizades: com a boneca Beth e com um médico, além de não desejar voltar para casa. Mas depois, as coisas começam a ficar mais sombrias e ele se vê obrigado a fazer escolhas para salvar outras pessoas.

Este livro mescla bem dois mundos. Londinium tem muitos traços de Londres e vários monumentos similares, mas a maior parte é substituída por engrenagens. Este mundo é composto por pessoas que tem uma ou várias partes do corpo substituídas por máquina. O ar é poluído e a rainha não sabe exatamente o que acontece, pois quem acaba sendo seu braço direito é Lorcan.

O que mais me impressionou é que na verdade a rainha não é uma pessoa má, ela é egoísta, mas ela cuida do povo e o povo a ama. Gostei bastante da boneca Beth, apesar de ser uma boneca de madeira, ela tem uma personalidade incrível. O livro tem várias partes sombrias e muitas coisas ruins acontecem na história. É legal ver o amadurecimento de Jack e ele realmente lutar para voltar para casa ao mesmo tempo que protege seus amigos.

Como ele é um livro infanto juvenil, não creio que seja uma leitura para todos. Eu gostei, mas é claro que sempre poderia ser melhor aqui ou ali, o livro não é perfeito. Porém, entrega a mensagem que a escritora queria dizer. Me contem nos comentários se já leram ou se gostariam de ler ^^

You Might Also Like

8 Comments

  • Reply Luciano Otaciano 11/11/2022 at 10:48 am

    Oi, Kelen. Tudo bem? Que capa linda deste livro. Particularmente gosto bastante de obras infanto juvenis. Este aí parece ser agradável de ser lido.. Que bom que você curtiu. Abraço!

    https://lucianootacianopensamentosolto.blogspot.com/

    • Reply kelen Vasconcelos 21/11/2022 at 7:52 pm

      Oi Luciano,
      Espero que possa curtir também ^^
      Abraço.

  • Reply Renata Carvalho 11/11/2022 at 10:29 pm

    Que legal, não conhecia esse livro. Eu adoro essas histórias fantasiosas que apresentam um mundo novo pra gente imaginar, com personagens únicos e seus dilemas para serem discutidos, igual o dessa rainha que por mais que pareça, não é má, é só o jeito único dela de ser.
    Muito bom! E a capa é muito linda.

    Beijos,
    Livro de Memórias

    • Reply kelen Vasconcelos 21/11/2022 at 7:53 pm

      Oi Renata,
      Espero que possa ler também, foi uma leitura que curti ^^
      Bjos

  • Reply Denise Crivelli 14/11/2022 at 7:03 pm

    Oi
    parece ser uma boa leitura, senti um pouco uma vibe de Coraline, não conhecia esse livro
    e me interessei, tem criança, tem aventura..

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    • Reply kelen Vasconcelos 21/11/2022 at 7:54 pm

      Oi Denise,
      Tem um pouquinho sim de sobrenatural e magia. Mas a história em si é bem diferente ^^
      Espero que possa ler e curtir também.
      Bjos

  • Reply Lara Maria 19/11/2022 at 1:24 am

    Olá, tudo bem?
    Não conhecia o livro e como mencionaram acima realmente tem uma “vibe” de Coraline em relação à família e encontrar um lugar idealizado e não querer voltar para casa. Mesmo sendo um livro infantojuvenil, me atraiu bastante e acho que eu gostaria de ler, estou gostando muito de ler livros mais voltados para a fantasia ultimamente. Achei a capa linda!
    Beijos,
    Três de Dezembro

    • Reply kelen Vasconcelos 21/11/2022 at 7:55 pm

      Oi Lara,
      Então acho que irá curtir bastante, depois me conte o que achou ^^
      Bjos

    Leave a Reply